Educação e Mobilidade Social

Postado por em segunda-feira, outubro 08, 2012

Sendo a sociedade o conjunto de pessoas que compartilham mesmos gostos, preocupações, propósitos e problemas entre si, e que também é onde as pessoas interagem umas com as outras, podemos definir a mobilidade social como a transição dinâmica de um indivíduo, em sua sociedade, para um lugar diferente na mesma. Seja por hierarquia, costumes ou visão social.

Mobilidade social é um conceito que pode variar de acordo com a sociedade a ser investigada. É inegável, também, que a educação tem grande relação com a mobilidade, visto que com ela um cidadão pode conseguir quebrar a sua posição de nascença na sociedade por outra, por meio da educação.

O Brasil hoje enfrenta diversos problemas sociais como fome, miséria, mortalidade infantil e escravo, além de outros. Esses problemas geralmente são relacionados às pessoas cuja posição social é pequena, sem condições de vida, e há casos de pessoas que, junto à educação, conseguiram superar seus problemas.

Junto à escola, o que a sociologia define como educação e às transformações naturais do homem e da sociedade em que este vive, pode-se definir toda mudança, seja ela social ou não, como fato de uma transformação social para com os cidadãos.

Acesse o documento inteiro:
Página do PDF

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...